sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

AMANDO COMO JESUS AMOU




TEXTO BÍBLICO: JO 13.31-35
Quando ele saiu, disse Jesus: Agora, foi glorificado o Filho do homem, e Deus foi glorificado nele; se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará nele mesmo; e glorificá-lo-á imediatamente. Filhinhos, ainda por um pouco estou convosco; buscar-me-eis, e o que eu disse aos judeus também agora vos digo a vós outros: para onde eu vou, vós não podeis ir. Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos ameis, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.(TEM MAIS)


INTRODUÇÃO
O capítulo 13 marca uma divisão no Evangelho de João. Nos doze capítulos iniciais o evangelista relata o ministério publico de Jesus, com discursos para multidões e realizações de curas e milagres registrados pelo apóstolo João com o objetivo de que crêssemos que Jesus é o Filho de Deus.

Mesmo com todo o ensinamento e prodígios realizados, os judeus se recusam em acreditar na divindade de Cristo. Então a partir deste capítulo, Jesus se volta exclusivamente para os seus discípulos, neste caso representando toda a Igreja vindoura, ensinando-os e confortando-os, pois Ele mesmo sabia que a sua hora estava se aproximando. Jesus inicia esta série de ensinamentos para os seus discípulos com o assunto que Ele  considera sendo primordial e a base de toda vida cristã: O AMOR.

Diferente de Moisés, que sendo usado por Deus, deixou para Israel dez mandamentos e mais de seiscentas ordenanças, Jesus deixa para a sua Igreja apenas um mandamento: " AMAI-VOS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI."

Por mais difícil que possa parecer, aquele que quer seguir à Jesus não tem a opção de escolher obedecer ou não este mandamento, Jesus foi bem enfático ao ordenar: "AMAI-VOS"

Esta mensagem tem por objetivo demonstrar que mesmo não sendo fácil amar como Jesus, também não é impossível pois se fosse, Ele não ordenaria à sua Igreja.

TEMA:
AMANDO COMO JESUS AMOU

I - COMO ERA O AMOR DE JESUS?

1.1 Jesus amou indistintamente:
A Bíblia afirma que "Deus não faz acepção de pessoas"
Jesus afirmou em Jo 6.37: " Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora."
Jesus tinha prazer de estar com todos, de Nicodemos, mestre em Israel até a mulher samaritana, mal vista por seus vizinhos.
Se quisermos amar como Jesus amou não podemos amar só aqueles que nos amam, mas acima de tudo temos que amar aqueles que mais nos odeiam (Mt 5.43-48)
Rm 5.8 afirma: " Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores."

1.2 Jesus amou um amor sem medida:
A Bíblia afirma em Jo 3.16: "Por que Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
Jesus afirmou que ninguém tinha um amor maior que o seu (Jo 15.12-13)

II- COMO TER UM AMOR IGUAL AO DE JESUS?

2.1- Sendo humilde.
Jesus sendo Rei dos reis e Senhor dos senhores, era humilde. Ele afirmou em Mc 10.45 que "não veio para ser servido, mas para servir."
Jesus nos deu o exemplo (Jo 13.1-5, 12-15)
O apóstolo Paulo afirma em Fp 2.3: " nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo."
Na igreja o maior deve servir ao menor.
O Mestre afirmou em Mt 11.29: " Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração."

2.2 Perdoando
Na cruz Jesus perdoou os seus algozes: " Pai perdoa-lhes, por que não sabem o que fazem."
Jesus perdoou e perdoa os nossos pecados. Todos querem ser perdoados, mas poucos sabem perdoar, se quisermos obter o perdão de Deus temos também que saber perdoar. A oração do Pai Nosso diz: "Perdoa as nossa dívidas assim como nós perdoamos os nossos devedores."

III- CONSEQUÊNCIAS DO AMOR DE JESUS

3.1 Se não amarmos:
Andaremos em trevas e seremos considerados como assassinos (1Jo 2.9 / 3.11-12)

3.2 Se amarmos:
Seremos reconhecidos como cristãos (Jo 13.35)
Deus será visto em nossa vida (1Jo 4.7-12)
Andaremos sempre na luz (1Jo .10)

CONCLUSÃO:
A Bíblia afirma em 1 Co 13.13 que o amor é o maior dom, estando acima até mesmo da fé e da esperança, devemos nos amar como Jesus nos amou, não um amor superficial, de palavras, mas um amor de atitude (1Jo 3.17-18). Não existe outra maneira de servir à um Deus que é amor, temos que amar da mesma maneira que Ele nos ama.

0 comentários: